Vitamina D e a relação com a exposição solar segura
24 de janeiro de 2019
Saúde
A Vitamina D, vital para manter o bom funcionamento do sistema imunológico, a manutenção do tecido ósseo e a metabolização do cálcio e fósforo. A Vitamina D é obtida através da alimentação. Com o consumo alimentos como peixes, ovos, queijos e cogumelos e é ativada pela exposição solar.
“De acordo com estudos, a exposição diária de uma área equivalente as mãos e antebraços por apenas 10 minutos já é suficiente. E assim ocorre toda a transformação da vitamina D no organismo. O filtro solar realmente diminui os efeitos da radiação, mas não é capaz de bloqueá-la totalmente. Ninguém consegue se proteger 100% em 100% do tempo”, esclarece o dermatologista, Sergio Talarico.
Filtro solar continua a ser recomendado
É importante ressaltar que a exposição intencional ao sol não deve ser encarada como fonte de vitamina D. Continuam valendo as recomendações de proteção. Como o uso de vestimentas chapéus, óculos escuros e o uso diário de filtro solar. Além de evitar o horário de pico de radiação, das 10h às 15h.
Além disso, outros fatores influenciam na metabolização da vitamina D, como a espessura da pele, má absorção do intestino em casos de pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, por exemplo, sedentarismo e variações nos receptores de vitamina D nos tecidos. Os pacientes que apresentem maior risco para deficiência devem ser monitorados e, se necessário, podem receber reposição de vitamina D.