Alimentos para ajudar na digestão nas festas de fim de ano
18 de dezembro de 2023
Saúde
Confira a maneira de escolher os alimentos para ajudar na digestão nas comemorações de fim de ano
Fim de ano tem cheiro de festividade, e uma comemoração só é completa, com muita comida boa. Mas o ideal é optar por alimentos para ajudar na digestão, evitando aquela sensação de estufamento.
A grande variedade de alimentos nessa época pode ser muito tentadora, por isso, fique atento para não sucumbir aos exageros.
Comer com atenção plena pode ajudar na digestão
É comum exagerarmos na quantidade e nos tipos de alimentos durante datas comemorativas, o que pode resultar em desconforto e sensação de estufamento.
Um dos principais motivos, é a falta de atenção plena na hora de se alimentar, o que nos leva a consumir uma quantidade maior do que precisamos, ocasionando na dificuldade na digestão.
O risco de consumo de mais comida do que realmente é preciso, é grande, já que não existe tempo suficiente para essa digestão e os sinais de saciedade demoram a serem repassados do sistema digestório para o sistema nervoso central.
Ou seja, esse fator acaba desregulando todo o mecanismo de fome e saciedade, se não respeitarmos esse tempo mínimo necessário.
Ao mesmo tempo, há uma falha no envio das mensagens entre os sistemas e o nosso corpo não identifica que estamos “colocando comida para dentro”.
Como escolher os alimentos mais adequados
Bem como a quantidade é prejudicial, os tipos de alimentos consumidos nessas ocasiões também podem se tornar fatores de risco para a saúde.
Tendo em vista que, em sua grande maioria, geralmente possuem alto teor de gorduras e tem um processo de digestão mais lento.
No entanto, existe um grupo de alimentos para ajudar na digestão, e que podem ser utilizados como estratégias nesses momentos.
O abacaxi e o mamão, são conhecidos por possuírem enzimas digestivas que auxiliam na quebra de proteínas e gorduras, melhorando o processo de digestão.
Algumas ervas como hortelã, camomila e erva cidreira possuem substâncias que ajudam na quebra dos nutrientes e no ajuste da produção de gases e da acidez do estômago.
O gengibre também é um aliado, pois possui substâncias anti-inflamatórias que agem no trato gastrointestinal, além de estimular a produção de bile e sucos gástricos responsáveis pela digestão.
É importante ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser feito com cautela, pois algumas pessoas, como gestantes, lactantes e indivíduos com certas doenças, podem ter restrições.
Além disso, cada organismo é único e pode reagir de forma diferente aos alimentos. Por isso, é fundamental se orientar com um profissional nutricionista para recomendações personalizadas.
Gostou desse conteúdo? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro do universo da Entrefarma e diversos conteúdos sobre saúde e bem-estar.
Aproveite e fique ligado em todos os conteúdos incríveis que preparamos pra você lá no nosso Instagram oficial.